Seguidores

sexta-feira, 13 de abril de 2012

GRAFFITI VALE FESTIVAL 2012




DIAS - 28, 29, 30 DE ABRIL E 1 DE MAIO DE 2012

LOCAL - PARAIBUNA (VALE DO PARAIBA)

O GRAFFITI VALE constitui no esforço de grafiteiros do Coletivo Hip Roça de Paraibuna com a parceria da PDF Crew (Ponto de Fuga) Crew de São José dos Campos.

O Coletivo Hip Roça (antigo Falaê) desenvolve desde 2007 trabalhos de formação e difusão do Graffiti entre o público jovem no município de Paraibuna com o apoio e parceria da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e S ilva e Prefeitura Municipal de Paraibuna. Em 2009 e 2010, desenvolveu os projetos “HIP ROÇA” e “HIP ROÇA: DO BOI PARADO AO METRÔ RURAL” com apoio do PROAC, Secretaria do Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo.

A proposta HIP ROÇA busca propor o diálogo entre arte popular contemporânea do Graffiti e a cultura tradicional do município de Paraibuna, pequena cidade do interior paulista (17.000 habitantes).

O presente projeto busca promover o encontro entre grafiteiros e proporcionar um espaço de debate e produção conjunta de um caminho de desenvolvimento e fortalecimento do cenário do Graffiti no Vale do Paraíba.

Dessa forma, procuramos compreender a realização de um evento de Graffiti composto de 4 dias com atividades em 3 eixos (formação, difusão e produção cultural) buscando explicitar a diversidade das experiências dos grafiteiros da região administrativa do Vale do Paraíba.

Paraibuna é uma pequena cidade que fica ao lado de um dos maiores pólos tecnológicos do país sendo, também, um centro pulsante da cultura tradicional do caipira paulista. Assim, o movimento do Graffiti em Paraibuna busca conciliar as referências da identidade cultural com a velocidade transformadora do mundo contemporâneo

E é esta pequena cidade do interior de São Paulo que recebera Grafiteiros (as) de diversos estados do Brasil e América do Sul, um grande intercambio cultural para o Graffiti Nacional.

PROGRAMAÇÃO

 SÁBADO – 28/04 De manhã, propõe-se palestras de Cases de Graffiti por grafiteiros seguidos de debate mediado por conferencista convidado focando os eixos:

Formação Cultural – Case – Graffiti e Formação Cultural na Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva – Paraibuna – SP; 
Difusão Cultural – Case: Coletivo PDF e o Mutirão de Graffiti de São José dos Campos
Produção Cultural – Case: Elaboração de projetos na área de Graffiti – PROAC e outros. 

A tarde propõe a realização de uma plenária com todos os grafiteiros presentes para realização de encaminhamentos para 
a Carta de Graffiti de Paraibuna. Durante a realização da plenária será realizada intervenções de LIVE PAINT.
A noite, será realizada abertura de exposição coletiva de grafiteiros convidados no Espaço Ateliê Quintal (espaço cultural do Coletivo Hip Roça).
SEGUNDA-FEIRA - 30/04/2011 (Véspera de Feriado)Será realizada a Mesa Hip Roça focando a experiência do Coletivo Hip Roça e as perspectivas do movimento do Graffiti no Vale do Paraíba.
A tarde será realizado um debate com coletivos de graffiti convidados focando as suas experiências, entre eles, o PDF Crew (Ponto de Fuga) de São José dos Campos e BH, o Coletivo Matuto de Taubaté.
TERÇA-FEIRA - 01/05/2011 (FERIADO) Será realizado um Mutirão de Graffiti em 3 bairros da Periferia do município de Paraibuna – Bela Vista, São Guido e Teles – que já possuem intervenções de graffiti realizado pelo coletivo Hip Roça.
Conheça o currícilo dos artistas:
Bonga - PalestranteTot - Oficina de Graffiti Armamento visual - Oficina de StêncilGraphis - Oficina de Personagens


CONHEÇA OS ARTISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS 





Nenhum comentário: