Hip Hop Arena apresenta uma das batalhas de Mc´s mais importantes do Brasil em sua etapa no Litoral.Segundo um dos fundadores e apresentadores da Rinha, Criolo Doido “ A Rinha surgiu da necessidade de uma festa em que a gente pudesse escutar as músicas que queríamos. A gente tinha saudade dos anos 90, e pouquíssimos DJs estavam saciando nossa sede de música. Era a necessidade de um espaço para discutir nossas músicas e onde a rapaziada se encontrasse e cantasse suas músicas, mostrasse fotografias, esculturas. A gente jamais imaginou que ia chegar aonde chegou. Ninguém consegue fazer nada sozinho, então a Rinha, hoje, é da cidade de São Paulo, é um patrimônio.”
Criolo Doido é hoje um dos maiores nomes da musica, saindo da cena do rap e se destacando como compositor e musico, tendo inclusive já participado de uma homenagem a Vinicius de Moraes no programa Som Brasil e de produções cinematográficas. MC Criolo Doido comanda a Rinha ao lado do DJ Dan Dan, um dos únicos dj´s no país a se especializar em tocar em batalhas, sempre com sons, bases inovadoras e muito estilo.
Sobre a importância do evento, Criolo Doido destaca que “Lá é o único lugar onde o cara que ainda não tá muito firme na cena pode cantar. E imprime pressão nele. Não é um lugar onde o cara sai tipo “cantei por cantar”, ele sabe que tem uma pressão positiva ali. Ele vai pra lá assim: “tem muita gente aqui que manja muito, então vamos ver se é isso mesmo – da parte deles e da minha também”. O que acontece lá é uma avaliação de quatro ou cinco situações ao mesmo tempo.”
O evento acontece em Ubatuba no dia 18 de junho, no Casarão da Fundart, no Centro a partir das 20:30h. As inscrições para as batalhas são gratuitas e podem ser feitas no local, a entrada também é gratuita para quem quiser prestigiar o evento que contará também com show do MC Seth, DJ Shwartz e exposição de Grafitti. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, PROAC e conta com o apoio da FUNDART e Cena eventos.
Hip Hop Arena apresenta uma das batalhas de Mc´s mais importantes do Brasil em sua etapa no Litoral.
Concretizando o sucesso dos eventos anteriores, o Hip Hop Arena apresenta a Rinha dos Mc´s em sua etapa no litoral de São Paulo. A Rinha é considerada uma das batalhas mais tradicionais do Brasil, teve início em 2006 como uma batalha de frestyle ( batalha de rimas improvisadas que são julgadas pelo publico) e hoje abriga além das batalhas, eventos culturais como exposições de fotografia, grafitti e apresentações musicais.
Segundo um dos fundadores e apresentadores da Rinha, Criolo Doido “ A Rinha surgiu da necessidade de uma festa em que a gente pudesse escutar as músicas que queríamos. A gente tinha saudade dos anos 90, e pouquíssimos DJs estavam saciando nossa sede de música. Era a necessidade de um espaço para discutir nossas músicas e onde a rapaziada se encontrasse e cantasse suas músicas, mostrasse fotografias, esculturas. A gente jamais imaginou que ia chegar aonde chegou. Ninguém consegue fazer nada sozinho, então a Rinha, hoje, é da cidade de São Paulo, é um patrimônio.”
Criolo Doido é hoje um dos maiores nomes da musica, saindo da cena do rap e se destacando como compositor e musico, tendo inclusive já participado de uma homenagem a Vinicius de Moraes no programa Som Brasil e de produções cinematográficas. MC Criolo Doido comanda a Rinha ao lado do DJ Dan Dan, um dos únicos dj´s no país a se especializar em tocar em batalhas, sempre com sons, bases inovadoras e muito estilo.
Sobre a importância do evento, Criolo Doido destaca que “Lá é o único lugar onde o cara que ainda não tá muito firme na cena pode cantar. E imprime pressão nele. Não é um lugar onde o cara sai tipo “cantei por cantar”, ele sabe que tem uma pressão positiva ali. Ele vai pra lá assim: “tem muita gente aqui que manja muito, então vamos ver se é isso mesmo – da parte deles e da minha também”. O que acontece lá é uma avaliação de quatro ou cinco situações ao mesmo tempo.” O evento acontece em Ubatuba no dia 18 de junho, no Casarão da Fundart, no Centro a partir das 20:30h. As inscrições para as batalhas são gratuitas e podem ser feitas no local, a entrada também é gratuita para quem quiser prestigiar o evento que contará também com show do MC Seth, DJ Shwartz e exposição de Grafitti. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, PROAC e conta com o apoio da FUNDART e Cena eventos.









Provando que hip-hop e educação caminham lado a lado, a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul usou, no livro didático do Programa Estruturante Boa Escola para Todos trechos do livro Hip-Hop – A Cultura Marginal da jornalista e escritora Jéssica Balbino.O livro-reportagem foi escrito por ela e pela jornalista já falecida Anita Motta
Jéssica Balbino é envolvida com a cultura hip-hop há quase 11 anos, publicou em 2010 o livro Traficando Conhecimento, que fala sobre a cultura e a comunicação nas periferias e já participou da coletânea Pelas Periferias do Brasil (2007) e do livro Hip-Hop: De Dentro do Movimento (2011), ambos feitos pelo escritor Alessandro Buzo.






