Seguidores

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Por Todas Elas - Coletivo de Mulheres Nandi


Para denunciar abusos, violência de gênero e a cultura do estupro e violencia contra a mulher, o Coletivo de Mulheres Nandi de Jacareí, justamente com coletivos das Cidades de São josé dos Campos, Taubate, Pindamonhangaba, fizeram um Ato "Por Todas Elas" e uma manifestação tomando ruas no centro de Jacareí, no ultimo dia 05 de Agosto.



"Por todas Elas Inicio...

O dia 1° de junho de 2016 ficou marcado na memória das brasileiras. Esse foi o dia em que milhares de mulheres fizeram barulho para denunciar a cultura do estupro, no ato batizado #PorTodasElas, pouco mais de uma semana depois que uma jovem de 16 anos foi violentada por 33 homens em uma comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro – além de ser humilhada com a publicação de um vídeo do crime na internet.
Desde a denúncia do estupro coletivo, mulheres foram às ruas protestar "por todas elas". Além de pedir a punição dos envolvidos em estupros, as manifestantes buscam acabar com o ciclo de abusos que começam desde a infância.
De acordo com os dados mais recentes, o Brasil tem um caso de estupro notificado a cada 11 minutos. Os números são do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 70% dos casos, o abuso é cometido por parentes, namorado ou conhecido da vitima.

Ato em Jacareí dia 05 de Agosto.

Com partida da Praça do Rosário no Centro de Jacareí, as mulheres marcharam pelas principais ruas da cidade entoando gritos feministas e sendo seguidas por olhares curiosos. Muitos cantos reforçaram a posição política do movimento.



O que se ouviu no Ato não foram apenas frases de efeito. Foram gritos de liberdade, de socorro e palavras que confortaram aquelas que sentem-se vítimas de seu próprio gênero. Por muito tempo, as mulheres foram silenciadas pela sociedade patriarcal. Diversos casos semelhantes ao da menina da Zona Oeste foram abafados e, muitas vezes, tiveram sua culpa atribuída à própria mulher. De vítima, a estuprada passava a ser cúmplice ou culpada. 

















Nenhum comentário: