Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RED BULL BC ONE - Brasileiro vence a batalha internacional de b-boys



Neste sábado, 27 de novembro, o Brasil entrou para a história do break dance internacional com a vitória do b-boy Neguin no Red Bull BC One 2010. O brasileiro chegou à final e levou o público ao delírio com seus movimentos. Neguin conquistou quatro dos cinco votos dos juízes e bateu o holandês Just Do It. O outro brasileiro era o b-boy Kapu, de Belém do Pará, que saiu da disputa logo na primeira rodada.

Mais de três mil pessoas acompanharam o evento, realizado na arena construída no estádio Yoyogi, originalmente utilizado para a Olimpíada de 1964. Os 16 b-boys participantes foram avaliados por sua habilidade, personalidade e estilo durante as batalhas homem a homem.

Em sua segunda participação, Neguin enfrentou nomes de peso da cena internacional de break dance como o norte-americano Thesis. Porém, sua batalha mais difícil foi contra o venezuelano Lil G, quando os juízes, entre eles o bicampeão Lilou, deram vitória ao brasileiro por 3 a 2. Para o b-boy, sua versatilidade e autenticidade o ajudaram a vencer a competição. Ele também disse que sua fonte de inspiração é infinita: “Tudo que eu vejo, posso traduzir em movimentos. Um pássaro voando pode virar dança”.

A batalha internacional de b-boys é realizada desde 2004, sempre em uma cidade diferente do planeta. De lá para cá, a competição mundial já passou por Biel (Suíça/2004), além de Berlin (2005), São Paulo (2006), Johannesburgo (2007), Paris (2008) e Nova York (2009). Esta foi primeira vez que Tóquio recebeu a disputa. A competição teve transmissão ao vivo, a partir das 8h da manhã (horário de Brasília), via redbull.com.br.

Localizado entre os famosos distritos de Shibuya e Harajuku, o estádio Yoyogi encontra-se no centro do cenário da cultura jovem de Tóquio, onde música, moda e a vida noturna se encontram. A região é considerada umas das mais movimentadas do mundo.

Sobre o campeão:

Pela segunda vez disputando o Red Bull BC One, o b-boy Neguin já figura entre os grandes nomes do cenário internacional do break dance. Atualmente vivendo entre Nova York e Londres, o b-boy iniciou a sua carreira em Cascavel, sua cidade natal, aos 14 anos de idade. Foi quando ganhou o seu apelido. “Era assim que meu professor de capoeira me chamava”, conta.

A carreira seguiu para Itajaí/SC, cidade em que morava quando participou pela primeira vez do Red Bull BC One, em 2009, na cidade de Nova York. Na ocasião, Neguin impressionou os jurados e, pelo visto, não foi pouco. Antes de viver só da dança, Neguin já trabalhou em rede de fast-food e até em escritório de contabilidade.

Na ponte Nova York-Londres em que vive atualmente, ele dá aulas de break dance, é juiz em batalhas de b-boys e ainda integra o grupo de dança do London Dance Company no show Blaze. Aliás, viver da dança e poder ajudar a sua família estão entre os grandes orgulhos do b-boy; conhecido por seu estilo que mescla saltos mortais, movimentos rápidos e ritmo constante. “Eles me ensinaram tudo que há de melhor na vida: educação, cultura e sempre amar o que se faz”, resume sobre os familiares.

Nenhum comentário: